Festividades Hindus em Novembro

Diwali - Celebrar o Triunfo do Bem. Se se juntasse um pouco de Natal, Passagem de Ano e o Quatro de Julho [Dia da Independência nos EUA] num só evento, e depois servisse o acontecimento com montanhas de doces e salgadinhos, teria uma pequena ideia do que significa celebrar Diwali, a mais conhecida festividade indiana. É um dia de solidariedade Hindu, quando todos os Hindus se reúnem em amor e confiança. Celebra-se colocando-se filas de lamparinas a óleo e com a troca de cartões, roupa e outros presentes. Os laços familiares são reforçados e procura-se o perdão. Para muitos, Diwali marca o início do novo ano. Abundam alegres festividades e festas.

O que acontece no Diwali?
Diwali (ou Deepavali, "fila de luzes") é celebrado pelos Hindus de todo o mundo para comemorar o triunfo do bem sobre o mal, conhecimento sobre a ignorância, esperança sobre o desespero. Lamparinas a óleo são acesas em todas as casas, junto com uma sucessão de luzes elétricas, fazendo a casa, a vila e a comunidade brilhar com chamas dançantes. Esta festividade acontece um dia antes da lua cheia no mês de Ashwin (Outubro/Novembro). As comunidades não poupam em celebrações. Generosas distribuições de doces e guloseimas refletem a festa solta. Diwali lehyam – uma potente mistura feita com gengibre, pimenta, ghee e mais – é dada para ajudar os gulosos digerir o festim sumptuoso. As famílias juntam-se e presenteiam doces, fruta seca e salgados estaladiços. Toda a gente veste roupa nova colorida e muitas até jóias novas. Raparigas e mulheres decoram as suas mãos com desenhos de henna.

O que significa o acender das lamparinas?
Na cultura Hindu, a luz é uma metáfora poderosa para o conhecimento e a consciência. È um lembrete acerca da preciosidade da educação, autoquestionamento e melhoramento, que trazem harmonia ao indivíduo, à comunidade e às relações entre comunidades. Ao reverenciar a luz, afirmamos que a partir do entendimento nasce o respeito e a aceitação dos outros. Acender lamparinas lembra os Hindus de se manterem no caminho certo, para dissiparem a escuridão dos seus corações e mentes, e abraçar o conhecimento e bondade.

Que lendas estão associadas ao Diwali?
No texto sagrado Ramayana, Diwali marca o regresso de Rama ao seu reino após derrotar Ravana, o rei demónio que governava Sri Lanka e tinha raptado Sita, a esposa devota de Rama. Também celebra a vitória de Krishna sobre Narakasura, o demónio da ignorância. Rama e Krishna são encarnações terrenas, ou avatars, de Vishnu.

O banho ritualístico desempenha algum papel?
Diwali marca a conquista sobre as forças negativas. Para limparem todos os vestígios da luta pela vida, as energias esgotantes e negativas do conflito, os Hindus invocam as águas dos rios mais sagrados – Ganga, Yamuna, Godavari, Sarasvati, Narmada, Indus e Kaveri – em águas recolhidas em urnas em preparação para uma ablução após uma massagem com óleo. O banho especial purifica as energias físicas e áureas do indivíduo. Pós perfumados de lentilhas secas, raízes, folhas e flores são usados para remover o óleo. As famílias então vestem roupas finas novas, são desenhados padrões bonitos no chão [kolam], e as lamparinas são acesas até que todas as ruas fiquem reluzentes. Até mesmo a Casa Branca em Washington, EUA; é iluminada pelo brilhar suave das lamparinas a óleo durante a observância anual do Diwali.

De resto, o que se faz no Diwali?
Acontecem melas, ou feiras, em todas as cidades e aldeias indianas. No campo, o mela inclui um mercado festivo onde os agricultores vendem os seu produtos e os vendedores de roupa têm o seu auge.

Quais são as efígies gigantes queimadas pelas multidões?
Bonecos gigantes de Ravana, com dez cabeças, são construídos em palha e estufados com fogo de artifício. São queimados como uma alegre e simbólica purificação do mal, e lamparinas são acesas em todos os lares, assim com os residentes de Ayodhya fizeram para receber de volta o seu rei vitorioso, Rama.

Existem alguns costumes para o dia seguinte ao Diwali?
No dia seguinte, as famílias oferecem preces especiais a Lakshmi para um ano próspero. Esta reverência ritual é também dirigida a Kubera, o ser celestial que distribui a riqueza aos mortais. Como os Hindus oram para conforto e a riqueza material da família, acredita-se que, neste dia, não devem ser dadas ou doadas coisas.

Doce de Cenoura indiano - Halwa de cenoura
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 60 minutos
Porções: 6-8
Equipamento: Um wok pequeno ou uma frigideira com o fundo redondo, uma concha e um prato para servir.

Ingredientes: 4 chávenas/1 kg cenouras raladas, 1 chávena açúcar, 2 chávenas leite, 1 concha de ghee, algumas castanhas de caju e uvas passas, 2 vagens de cardamomo.

Método
1. Lavar, descascar e ralar as cenouras.
2. Fritar os cajus, as uvas passas e os cardamomos em ghee e deixar de lado.
3. Aqueça a concha de ghee na frigideira. Adicione as cenouras raladas e salteie.
4. Adicione o leite suficiente para ensopar as cenouras e cozinhe em lume brande, mexendo ocasionalmente, até que as cenouras amoleçam. Continue a adicionar o leite, uma concha de cada vez, e cozinhe até que o leite engrosse, depois misture o açúcar.
5. Cozinhe em lume brando até que tudo se misture numa massa forme que se separa dos lados da frigideira.
6. Enfeite com as castanhas de caju fritas, cardamomo e uvas passas. Cubra com um pouco de ghee e lascas de pistachio para adicionar sabor extra.

Hinduísmo: Factos & Ficção
FACTO: Acreditando que o Divino reside em todas as coisas, os Hindus praticam a não-violência e mantêm um respeito profundo, na fronteira da reverência, para com todos os seres vivos. Esta atitude abrangente é refletida na história da Índia que acolheu refugiados de todas as culturas e crenças. Aderindo ao dharma, os Hindus evitam a violência e o terror. Seguros na sua fé, interagem harmoniosamente com os seus vizinhos, independentemente da sua filiação religiosa.

FICÇÃO: Muitas pessoas erradamente pensam que os Hindus, sendo orgulhosos da sua religião, possam desdenhar outras culturas. Na realidade, os Hindus aceitam completamente a eficácia espiritual de outros caminhos e nunca praticam proselitismo.

Em 2010, Diwali celebra-se a 5 de Novembro.

Retirado de www.HinduismToday.com, traduzido por Gustavo Cunha e republicado em www.YogaVaidika.com com a permissão de Hinduism Today. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Comentários

Mensagens populares